Psicomotricidade
Desenvolvendo a capacidade!!!
A Psicomotricidade
contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema
corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em
todas as etapas da vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças,
além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que
vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as
brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação
Infantil.
O trabalho da
educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base
indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando
oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize
sobre seu corpo. Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões
perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a
criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve
realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A
recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades
esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio
sócio-afetivo.
Segundo Barreto
(2000), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de
problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional
idade, da lateralidade e do ritmo”.
Bons exemplos de
atividades físicas são aquelas de caráter recreativo, que favorecem a
consolidação de hábitos, o desenvolvimento corporal e mental, a melhoria da
aptidão física, a socialização, a criatividade; tudo isso visando à formação da
sua personalidade.
SUGESTÕES
DE EXERCÍCIOS PSICOMOTORES: engatinhar,
rolar, balançar, dar cambalhotas, se equilibrar em um só pé, andar para os
lados, equilibrar e caminhar sobre uma linha no chão e materiais variados
(passeios ao ar livre), etc.....
Pode-se
afirmar, então, que a recreação, através de atividades afetivas e psicomotoras,
constitui-se num fator de equilíbrio na vida das pessoas, expresso na interação
entre o espírito e o corpo, a afetividade e a energia, o indivíduo e o grupo,
promovendo a totalidade do ser humano.
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