terça-feira, 20 de novembro de 2012

Movimento corporal: uma necessidade na educação infantil

"O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. Pode-se dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente. A externalização de sentimentos, emoções e estados íntimos poderão encontrar na expressividade do corpo um recurso privilegiado". (Referencial curricular nacional para a educação infantil, 1998, p.18). 
Da minha convivência com as crianças, é possível encarar que, quando as crianças brincam, elas o fazem para satisfazer uma necessidade básica que é viver a brincadeira. No entanto, a insistência de que a brincadeira precisa ter uma função "pedagógica" inserida numa lógica produtivista limita suas possibilidades e impede que as crianças recriem constantemente as formas de brincar e se expressar.

















3 comentários:

  1. curto muito estas matérias,de maneira prático fica claro a importância de atividades como esta pras crianças .
    Adoro está foto da tua filhota,rss

    Beijo no coração, uma linda semana !
    Lílian -Blog:”Duas Moças Prendadas!”

    ResponderExcluir
  2. Adorei a matéria flor, ótimas atividades para as crianças, melhor do que ficar morfando em um sofá assistindo televisão! Atividades recreativas e que ensinam muito!
    Estou seguindo, segue de volta ?!
    bjs
    laisborgess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei mto desta matéria. Como estou fazendo um trabalho sobre jogos e brinquedos que proporcionem os movimentos. É td de bom!!!
    Gostaria de algumas frases relevantes a respeito, mas encontrei mto poucas ainda... Mas já é outra história.

    ResponderExcluir