quarta-feira, 3 de outubro de 2012

A Importância das aulas de Expressão Corporal na Educação Infantil


A criança utiliza seu corpo e o movimento como forma para interagir com outras crianças e com o meio, produzindo culturas. Essas culturas estão embasadas em valores como a ludicidade, a criatividade e nas suas experiências de movimento (SAYÃO, 2002). O que significa que as práticas escolares devem respeitar, compreender e acolher o universo cultural infantil, dando acesso a outras formas de produzir conhecimento que são fundamentais para o desenvolvimento da criança.
É importante ressaltarmos, então, que o corpo fala, cria e aprende com o movimento. Expressando-se através dos gestos, que estão ricos de sentidos, significados e intencionalidades. Entretanto, pela vivência de uma história de repressão, os sujeitos deixaram de perceber seu próprio corpo, seus desejos e suas vontades expressos no se movimentar humano.
Dessa forma, enfatizamos a necessidade de as práticas pedagógicas na educação infantil proporcionarem as crianças esse espaço de criação, de expressão e de construção do conhecimento através das suas experiências e vivências de movimento. As condições para isso, acreditamos estar embasadas em uma concepção dialógica de movimento de Gordjin; Tamboer (1979).
De “mãos dadas” temos um longo caminho a construir em busca de centros de educação infantil nos quais o educar e o cuidar estejam sempre presentes nas relações com as crianças; centros de educação infantil nos quais as crianças sejam vistas no tempo presente, como seres humanos em constituição, e não como futuros alunos do ensino fundamental e/ou como futuros adultos no mercado de trabalho; centros de educação infantil nos quais as crianças possam descobrir-se, descobrir o outro, descobrir o mundo e suas múltiplas linguagens por meio do brincar; enfim, centros de educação infantil nos quais seja realizado um trabalho efetivamente em conjunto (entre os(as) profissionais, as crianças, os familiares e a comunidade) que contribua para uma educação verdadeiramente humana, na qual haja espaço para o diálogo, para o lúdico, para a vida.

3 comentários:

  1. Amei o blog!
    Parabéns!!! ;D Seguindo...
    beijinhos
    tenha uma otima semana! http://adoraveisvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. FIQUEI ENCANTDA COM O ASSUNTO,ME DEU UMA NOVA DIMENSÃO DA QUESTÃO, TEMOS QUE INVESTIR NAS NOSSAS CRIANÇAS EM TODAS AS ÁREAS !!!
    VAN,TENHA UM FIM DE SEMANA DE PAZ E LUZ !
    LÍLIAN-BLOG DUAS MOÇAS PRENDADAS !

    ResponderExcluir
  3. Que legal to pensando colocar meu bebe tbm, te sego linda amei o blog

    ResponderExcluir