sábado, 1 de junho de 2013


O que um professor, um diretor de escola e um gestor de políticas educacionais podem fazer para melhorar a aprendizagem dos alunos?

Todo criança apresenta um ritmo único no processo de evolução. Cada pessoa tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. Esse fato ocorre tanto no ambiente familiar quanto no escolar.

Ao se tratar de educação não existe receita pronta. Mas isto não significa que não existem caminhos que possam ser seguidos, de maneira que venha a contribuir para atuar em situações, em especial com o ritmo de aprendizado de cada indivíduo, independente da faixa etária.

Mas primeiramente acredito ser necessário amar a profissão. Ser professor ou fazer parte da gestão escolar não é para qualquer um! Requer dedicação, esforço, paixão. Para ser professor, não é necessário apenas dar aulas, é preciso ir mais além!

É imprescindível a conquista do aluno, a confiança, e amizade.Além do que foi citado anteriormente, vale elencar alguns pontos relevantes. “O que é importante para ser professor hoje”
Algumas diretrizes são importantes para o professor que quer ser excelente profissional: 
• Crescer profissionalmente atento a mudanças e aberto à atualização.
• Conhecer a realidade econômica, cultural, política e social do país, lendo atenta e criticamente jornais e revistas impressos e na Internet.
• Participar de atividades e projetos importantes da escola
• Escolher didáticas que promovam a aprendizagem de todos os alunos, evitando qualquer tipo de exclusão e respeitando as particularidades de cada aluno, como sua religião ou origem étnica.
• Orientar a prática de acordo com as características e a realidade dos alunos, do bairro, da comunidade.
• Participar como profissional das associações da categoria e lutar por melhores salários e condições de trabalho.
• Utilizar diferentes estratégias de avaliação de aprendizagem — os resultados são a base para você elaborar novas propostas pedagógicas. Não há mais espaço para quem só sabe avaliar com provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário